Manutenção periódica nos sistemas de combate a incêndio

Selecione o serviço que precisa.

Não Encontrou o Que Precisava?

Fale Conosco pelo Whatsapp

Produtos de Proteção Contra Incêndio.

Extintores, Placas de Sinalização, EPI's ...

Qual a importância da manutenção periódica nos sistemas de combate a incêndio?

Laudo do Bombeiro, AVCB, Certificado do Bombeiro,

A principal função do sistema de combate a incêndio é permitir que qualquer princípio de incêndio, seja rapidamente controlado, antes que atinja grande proporção. Ajudando assim, a preservar vidas e evitar um grande prejuízo material e financeiro.

É muito comum, especialmente no Brasil – onde a cultura de fazer manutenção preventiva ainda não se firmou – que os imóveis possuam sistemas instalados, mas que não funcionam. Servem como mera decoração.

O ideal é que a manutenção seja feita de forma periódica e constante. Dessa maneira é possível se antecipar e evitar grandes avarias, que são mais custosas. Além disso, garante tranquilidade para os ocupantes do edifício.

Fugir do custo fixo agora, pode sair muito mais caro no futuro.

Quem realiza manutenção nos sistemas?

As manutenções preventivas e corretivas devem ser realizadas por profissionais habilitados, treinados e capacitados. Os mesmos, devem ser respaldados por uma empresa sólida, inscrita nos órgãos competentes (CREA/CAU) e que dê garantia de seus serviços.

Infelizmente, muitos gestores e proprietários de imóveis ainda preferem contratar um profissional autônomo sem certificação. Acreditam que a economia vale a pena, em detrimento da qualidade técnica. Os resultados são:

  • Não resolução dos problemas
  • Aumento do custo, por ter que contratar outro fornecedor
  • Não cumprimento do prazo acordado
  • Não atendimento da legislação em vigor, mesmo que o serviço seja entregue

Pense no sistema de combate a incêndio como o carro que você tem na garagem. O que acha que vai acontecer se você nunca fizer uma manutenção nele? Vai começar a apresentar uma série de problemas, que o forçará a encostá-lo na oficina e desembolsar um bom dinheiro.

Quais sistemas devem passar pela manutenção preventiva?

  • Alarme de Incêndio e Detecção de Fumaça
  • Hidrantes e Mangotinhos
  • Chuveiros automáticos (Sprinklers)
  • Iluminação de Emergência
  • Extintores de Incêndio
  • Sinalização de Emergência
  • Portas Corta e Fogo e Eletroímãs
  • Pressurização de Escada de Emergência
  • Sistema Fixo de Gases

O que preciso saber para obter ou renovar o AVCB/CLCB?

O Corpo de Bombeiros define através de suas Instruções Técnicas (IT), de que forma as Manutenções devem ocorrer. Para cada tipo de Sistemas de Combate instalado, tem uma IT que define periodicidade e quais componentes e como devem ser testados e verificados.

A manutenção periódica nos sistemas de combate a incêndio varia de 3 meses a um ano, dependendo do sistema instalado. Além disso, toda Manutenção realizada deve ser registrada em um Relatório de Inspeção, que deverá estar disponível para verificação do Corpo de Bombeiros.

Recentemente, ao contrário do passado, o Corpo de Bombeiros passou a exigir estes relatórios de inspeção para a renovação do AVCB.

No caso da obtenção de um novo AVCB, cada um dos sistemas instalados deverá ser testado. O teste estabelece se as instalações atendem o projeto, se funcionam e devem garantir que estejam prontas para o comissionamento.

O Comissionamento testa o sistema em conjunto e garante que os diferentes sistemas estejam em total conexão. O resultado deve ser registrado em um Relatório de Comissionamento e apresentado quando na realização da vistoria.

A falta das manutenções preventivas podem implicar na cassação do AVCB/CLCB

O mal desempenho do sistema de combate a incêndio, não é o único resultado da negligência nas manutenções. Além do risco físico e material, há o risco de sofrer sanções por parte do Corpo de Bombeiros.

Se numa vistoria surpresa, seja por conta de uma programação pré-estabelecida, ou por denúncia, o Corpo de Bombeiros julgar necessário, pode notificar, multar e até interditar o edifício. Tudo vai depender da situação dos equipamentos instalados e o risco eminente a vidas humanas.

Quer saber mais detalhes sobre a Vistoria do Corpo de Bombeiros? Acesse nosso post que trata sobre isso.

A falta de manutenção preventiva e a apólice de seguro da edificação

Se os imóveis e áreas de risco não tiverem as Manutenções previstas nas IT´s, em dia, e sofrerem perdas significativas com um incêndio, a seguradora usará isso como uma forma de demostrar a negligência dos responsáveis e não pagar a apólice do seguro. Você não quer ficar na mão desse jeito, certo?

Vale ressaltar que as edificações, são de responsabilidade do proprietário do imóvel e/ou do responsável pelo uso. Qualquer sinistro de incêndio que ocorra, os mesmos podem vir a ser responsabilizados caso não cumpram a legislação

Solicitar Orçamento Rápido

Escolha um dos formulários abaixo.

ORÇAMENTO AVCB - Jurídica

Preencha as informações abaixo se você deseja adquirir ou renovar o certificado AVCB da sua empresa, caso deseje emitir o certificado seja para pessoa Física preencha o formulário ao lado.

Assim que recebermos sua solicitação entraremos em contato o mais breve possível.

ORÇAMENTO AVCB - Jurídica

Preencha as informações abaixo se você deseja adquirir ou renovar o certificado AVCB da sua empresa, caso deseje emitir o certificado seja para pessoa Física preencha o formulário ao lado.

Assim que recebermos sua solicitação entraremos em contato o mais breve possível.